O Grupo

 

LOGO

O esforço de pesquisa do grupo Ec&D é destinado a investigar, compreender, aplicar e dilatar as teorias que envolvem a) Estratégia Empresarial, b) Gestão da Inovação e os c) Sistemas de Controle Gerencial e seus possíveis impactos no d) Desempenho Organizacional.

O grupo é abrigado na Universidade Federal de Goiás (UFG), mais especificamente, na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Os pesquisadores deste grupo destinam maior ênfase de suas pesquisas em organizações que pertencem aos seguintes setores:

a) Cooperativas;

b) Organizações Sociais;

c) Serviços Empresariais Intensivos em Conhecimentos - KIBS.

Os dados cadastrais podem ser acessados no Diretório de Grupo de Pesquisa - DGP/CNPq no seguinte endereço: 

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4581503449338591 

 

O grupo possui quatro linhas de pesquisa, sendo elas:

 

1) Estratégia Empresarial: Essa linha é destinada a investigar com profundidade as teorias ou frameworks clássicos e modernos que orbitam a grande temática estratégia empresarial.

2) Competitividade e Desenvolvimento: Nessa linha, o esforço é compreender como e o quanto as ações inovadoras (e algumas antecedentes) são capazes de impactar a competitividade das organizações e a sobrevivência dos negócios.

3) Sistemas de Controles Gerenciais: Após a criação da estratégia empresarial, os sistemas de controles gerenciais, ganham destaque, pois a priori, são eles que monitoram o quanto as ações estão em consonância com o planejado. Assim, essa linha destina-se a compreender como os sistemas de controles são criados, ajustados e adaptados com vistas a maximização do desempenho organizacional.

4) Indicadores de Desempenho: Busca medir o impacto das ações organizacionais no desempenho empresarial, na tentativa de compreender como ele foi formado e principalmente quais fenômenos sociais melhor explicam a sua variância.

 

A representação visual do grupo é:

grupo